Preparem as câmeras e as baterias que chegámos ao Parque Nacional de Plitvice e Krka, Croácia!

November 29, 2017

 

Se há paisagem partilhada nos instagrams, facebooks e pinterests da vida, são os Lagos do Parque Nacional de Plitvice!

 

No nosso roteiro pela Croácia de uma coisa tínhamos a certeza: os Lagos de Plitvice estavam mais do que na lista de sítios a visitar. Já tinha visto fotografias e sabia que era um dos cenários mais bonitos do país. 

 

Como ir de Zagreb até aos Lagos Plitvice?

 

Autocarro: Existem autocarros a saírem de Zagreb todos os dias. A viagem faz-se em mais ou menos 2h30, saem a cada 4 horas e um bilhete pode custar até 15 euros. Existem várias companhias a fazer o percurso. Aqui encontras alguns exemplos.

 

Alugar carro: O que não falta são agências de aluguer de carros. Nós alugámos um que depois entregamos em Split. Se alugares com antecedência, encontras preços bastante em conta e assim podes fazer o percurso à tua vontade, com os teus horários. O caminho é bastante fácil, basta seguir o GPS e voilá! As estradas também são bastante boas, o que ajuda e em 2 horas estás nos lagos!

 

 

 

Onde ficar em Plitvice?

 

Existem algumas opções de alojamento em Plitvice. O próprio Parque Nacional tem algumas opções de hotéis.

 

A maioria dos alojamentos são locais. As pessoas que vivem na zona do parque têm geralmente casas com 2 andares e alugam quartos ou andares inteiros. As casas geralmente têm o nome do proprietário por isso é bastante comum ver tabuletas na estrada com nomes do género "Maria Apartment" ou "Ana House". 

 

Este tipo de alojamento local costuma ser bastante em conta e serve perfeitamente para ficar uma noite!

 

 

 

Conhecer o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

 

Os horários do Parque mudam consoante a época do ano. No Verão, encerram um bocadinho mais tarde, no Inverno fecham às 16h.

O preço também difere consoante o mês que se visita e também se se comprar um bilhete para 2 dias, fica mais barato.

 

No geral, 4 horas é o suficiente para conhecer o Parque. Existem diferentes percursos que se podem fazer e basta perguntar à entrada qual a melhor opção, consoante o que queremos ver e o tempo que temos disponível, que nos ajudam logo! Nós fizemos o percurso de 3-4 horas e deu para ter uma noção bastante ampla do Parque.

 

Os Lagos dividem-se em duas partes por 300 km, os superiores com 12 lagos e os inferiores com 4 lagos diferentes e com cores que vão dos azuis aos verdes. Parece que alguém andou a despejar uns sais de cores lá para dentro! Prepara-te para andares bastante a pé, passeares de barco e de comboio por paisagens de deixar de boca aberta.

 

 

 

Nesse dia jantámos as melhores pizzas de sempre!! Infelizmente não me lembro mesmo do nome do restaurante mas eram gigantes, mesmo muuuuuito boas e super baratas! Só de pensar... ai ai...

 

 

 

Parque Nacional Krka

 

O caminho para Krka faz-se quase sem nenhum desvio para quem está a fazer a rota Plitvice - Split e vale a pena a visita! Pagámos cerca de 110 kunas por pessoa (menos de 15 euros) para entrar e depois, podes optar por fazer o caminho a pé ou apanhar um autocarro gratuito que te leva ao centro dos lagos. 

 

Krka é mais pequeno que Plitvice, tem 142 km2 e os percursos também são mais pequenos mas igualmente bonitos. O ponto positivo é que em Krka, podes nadar perto das cascatas! Se bem que a água estava gelada...

 

 

 

Dentro do Parque Nacional Krka, é possível fazer uma 3 visitas de barco pagas à parte. Podes ver aqui as várias opções! Como estávamos sem pressa, decidimos fazer a visita de barco à ilha de Visovac onde fica um mosteiro franciscano. A viagem de barco é grande e sem muito para ver. Toda a visita dura cerca de 2 horas, com 30 minutos de visita propriamente dita à ilha (que em menos de 5 minutos consegues dar a volta!). O ponto positivo é que a visita é guiada e por isso consegues ter uma noção mais completa da vida em Visovac. E dá para tirar umas fotos...

 

 

 

Depois, voltámos para o carro e fizemos o caminho até Split!

 

 

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

You Might Also Like:

Já conheces a ABVP?

March 15, 2020

Porque quando a pandemia desaparecer, há uma cidade linda que tens de conhecer: Roma.

March 15, 2020

1/15
Please reload

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
Quem é a Rita?

Se fosse possível, não fazia outra coisa da vida: viajar para longe, perto, para um sítio novo ou um que já tenha ido mil uma vezes! O que é bom é pegar nas malas e partir! Espero trazer assuntos e dicas que te passem o "bichinho da viagem" rápidamente : ) 

 

Read More

 

Search by Tags

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com